FUSÕES E AQUISIÇÕES COMO SOLUÇÃO EMPRESARIAL


I - 0 QUE SÃO FUSÕES E AQUISIÇÕES?

FUSÕES E AQUISIÇÕES É O NOME DADO A OPERAÇÕES QUE ENVOLVAM A MUDANÇA DE PROPRIETÁRIO DE COTAS OU AÇÕES DE UMA EMPRESA, SEJA PARCIALMENTE OU NA SUA TOTALIDADE.

. ESSAS OPERAÇÕES PODEM SER :

1 – AQUISIÇÃO DE EMPRESA : OPERAÇÃO EM QUE O COMPRADOR ADQUIRE A TOTALIDADE OU QUASE TOTALIDADE DE OUTRA EMPRESA.

2 – INCORPORAÇÃO DE EMPRESAS – OPERAÇÃO EM QUE UMA OU MAIS EMPRESAS SÃO ABSORVIDAS POR OUTRAS. A EMPRESA INCORPORADA DEIXA DE EXISTIR.

3 - CISÃO DE EMPRESAS – OPERAÇÃO QUANDO UMA EMPRESA SE DIVIDE, FORMAÇÃO UMA NOVA EMPRESA.

4 - JOINT VENTURE – OPERAÇÃO EM QUE É CRIADA UMA NOVA EMPRESA PARA UM FIM ESPECÍFICO, PORÉM MANTEM-SE AS OPERAÇÕES DOS SÓCIOS EM SEPARADO.

II - PORQUE COMPRAR OU VENDER EMPRESAS?

VENDA DE EMPRESA: EM MOMENTOS MUITAS VEZES INESPERADOS OS EMPRESÁRIOS GESTORES SE DEPARAM COM UMA SITUAÇÃO EM QUE PRECISAM PENSAR NA VENDA DA SUA EMPRESA.

APOSENTADORIA, FALTA DE SUCESSOR OU HERDEIROS, PERDA DE COMPETITIVIDADE, OFERTA DE COMPRA DE EMPRESA MAIOR SÃO OS MOTIVOS MAIS FREQUENTES PARA O ASSUNTO VIR A TONA.

COMPRA DE EMPRESA: NORMALMENTE A SITUAÇÃO QUE FAZ O EMPRESÁRIO PENSAR EM COMPRAR UMA EMPRESA SURGE DE 2 FORMAS : ESTRATÉGIA E OPORTUNIDADE.

ESTRATÉGIA É QUANDO O EMPRESÁRIO TEM EM MENTE O QUE PRECISA MELHORAR NO SEU NEGÓCIO ATUAL ( A PRIORI AUMENTO DE FATURAMENTO OU DE PORTFÓLIO DE PRODUTOS ) E DECIDE PELA AQUISIÇÃO DE OUTRA EMPRESA, NORMALMENTE MENOR, PARA RESOLVER O PROBLEMA.

OPORTUNIDADE É QUANDO SURGE UMA EMPRESA A VENDA E A PARTIR DAÍ É FEITA A ANÁLISE DAS VANTAGENS DE AQUISIÇÃO.

III – QUAIS AS ETAPAS DE UMA TRANSAÇÃO?

AS ETAPAS DE UMA TRANSAÇÃO ENVOLVENDO EMPRESAS SÃO:

1 - IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES: COMPRADOR E VENDEDOR. CONFORME JÁ COMENTADO, TANTO COMPRADOR QUANTO VENDEDOR TEM QUE ESTAR DISPOSTOS A INICIAR O PROCESSO.

2 – CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR ESPECIALIZADO: TAMBÉM CHAMADO DE ADVISER, ESTE É O PROFISSIONAL QUE DARÁ SUPORTE TÉCNICO AO EMPRESÁRIO PARA UMA BOA CONDUÇÃO DA NEGOCIAÇÃO. MUITO ARRISCADO O EMPRESÁRIO TENTAR FAZER TODO O SERVIÇO COM O SEU PESSOAL INTERNO, POIS TRATA-SE DE OPERAÇÃO BASTANTE ESPECIFICA, DIFERENTE DAS OPERAÇÕES DO DIA A DIA.

3 – AVALIAÇÃO DO NEGÓCIO: NORMALMENTE REALIZADA PELO CONSULTOR ESPECIALIZADO, TRATA-SE DE PASSO FUNDAMENTAL PARA UM BOM FECHAMENTO, POIS A AVALIAÇÃO PRÉ DEFINE A FAIXA DE PREÇO EM QUE O NEGÓCIO DEVERÁ OCORRER.

III – QUAIS AS ETAPAS DE UMA TRANSAÇÃO?

4 - NEGOCIAÇÃO: COMPRADOR E VENDEDOR, E SEU RESPECTIVOS CONSULTORES DISCUTEM E DEFINEM AS CONDIÇÕES DO NEGÓCIO.

PREÇO, PRAZO DE PAGAMENTO, GARANTIAS E CRONOGRAMA SÃO ITENS OBRIGATÓRIOS CONFORME JÁ COMENTADO, TANTO COMPRADOR QUANTO VENDEDOR TEM QUE ESTAR DISPOSTOS A INICIAR O PROCESSO.

5 – CARTA OU MEMORANDO DE INTENÇÕES: TRATA-SE DE DOCUMENTO QUE REPRESENTA O PRÉ CONTRATO, O QUAL DEVE SER ELABORADO COM O APOIO DE ADVOGADO ESPECIALIZADO. ESTE DOCUMENTO DEVERÁ CONTER O QUE FOI NEGOCIADO, O QUAL VIA DE REGRA NÃO SERÁ MUDADO E SERÁ CONFIRMADO NO CONTRATO FINAL, A MENOS QUE A DILIGÊNCIA APONTE FATOS NÃO CONHECIDOS.

6 – DILIGÊNCIA OU AUDITORIA: FEITA POR AUDITORES CONTRATADOS PELO COMPRADOR, OBJETIVA DAR SEGURANÇA AO COMPRADOR DE QUE A AQUISIÇÃO NÃO IMPLICARÁ EM RISCOS FUTUROS DE DÉBITOS FISCAIS OU TRABALHISTAS. ALÉM DISSO A AUDITORIA ATESTA DE QUE O DESEMPENHO PASSADO E PRESENTE DA EMPRESA É AQUELE APRESENTADO PELO VENDEDOR.

III – QUAIS AS ETAPAS DE UMA TRANSAÇÃO?

7 – FORMALIZAÇÃO: NESTA FASE OS ADVOGADOS DAS PARTES, COM O APOIO DOS CONSULTORES, PROVIDENCIAM A EMISSÃO DOS DOCUMENTOS PERTINENTES, PRINCIPALMENTE O CONTRATO DE COMPRA E VENDA DE AÇÕES OU COTAS E A ALTERAÇÃO DO RESPECTIVO CONTRATO SOCIAL. DEVERÁ SER PARTE INTEGRANTE DESTRS DOCUMENTOS O BALANÇO PATRIMONIAL DA DATA DA OPERAÇÃO.

8 – ASSUNÇÃO OU POSSE DA EMPRESA: TRATA-SE DO DIA EM QUE O COMPRADOR TOMA POSSE DA EMPRESA ADQUIRIDA, CONFORME JÁ PLANEJADO NO CRONOGRAMA. O VENDEDOR E EQUIPE DEVERÁ NUTRIR O COMPRADOR E EQUIPE DE TODAS AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA A BOA TRANSIÇÃO. NORMALMENTE TO DEVERÁ CONTER O QUE FOI NEGOCIADO, O QUAL VIA DE REGRA NÃO SERÁ MUDADO E SERÁ CONFIRMADO NO CONTRATO FINAL, A MENOS QUE A DILIGÊNCIA APONTE FATOS NÃO CONHECIDOS.

9 – COMUNICAÇÃO INTERNA E EXTERNA: IMPORTANTÍSSIMO QUE COMPRADOR E VENDEDOR COMUNIQUEM INTERNA E EXTERNAMENTE A TRANSAÇÃO REALIZADA, ENFATIZANDO QUE A EMPRESA SE TORNOU MAIS FORTE.

IV – CONCLUSÃO

É POSSÍVEL GANHAR E MUITO ATRAVÉS DE UMA TRANSAÇÃO DE EMPRESA, SEJA VENDENDO OU COMPRANDO. FUNDAMENTAL SEGUIR OS PASSOS ACIMA, SEMPRE BASEANDO A NEGOCIAÇÃO NAQUILO AONDE SE QUE CHEGAR, SEMPRE ASSESSORADO POR CONSULTOR ESPECIALISTA.

BONS NEGÓCIOS!!

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSO CONTEÚDO EXCLUSIVO


Img
JCI Acquisition Consultores Associados