8 Dicas para elaborar um orçamento empresarial anual

8 dicas para elaborar um orçamento empresarial anual

Quase todos os empresários e líderes têm consciência da importância do orçamento empresarial anual como ferramenta de gestão. O grande desafio é saber como criar e colocar em prática da melhor maneira possível.

Foi pensando nisso que reuni 8 dicas para te ajudar a vencer este desafio, Confira:

1 -  Processo Orçamentário

É preciso definir o tipo de processo que atenda a cultura da sua empresa, pois se a escolha for um processo participativo, envolverá um número maior de pessoas.

É positivo porque irá aumentar as chances de boas contribuições, porém em contrapartida terá que administrar o acesso de determinados líderes aos números da sua área e empresas, o que facilitará a cobrança de metas.

2 – Defina as premissas orçamentárias

Analise qual será o padrão de determinados eventos, principalmente em termos de prazos. É claro que as premissas devem ser abertas por unidade de negócio se forem diferentes.

Ex: prazo de entrega do produto ou serviço após a venda, prazo de recebimento de materiais ou de contratação de mão de obra adicional, prazo de pagamento e recebimento, % de atrasos de clientes.

3 – Projete as vendas

Direcione para o período do orçamento anual ou plurianual, se começar pelo anual o elabore mês a mês. 

Muito importante evitar o comodismo de aplicar um percentual de crescimento sobre o ano anterior. Isto limita o aproveitamento deste momento, o qual deve ser o de refletir e identificar possibilidades de mudanças para melhor.

No caso das vendas, as projeções devem levar em conta o tamanho do mercado, atendido e disponível, a força da concorrência, e o investimento necessário para se atingir uma receita que represente crescimento relevante. 

Este momento deve servir também para se definir a estratégia comercial: diferenciação, com preço acima do mercado, ou escala, com preço abaixo do mercado e maior volume.

4 – Projete gastos fixos e variáveis

A utilização deste critério gerencial ao invés do contábil oficial, trata de custos e despesas, tem sido mais útil para monitoramento do orçamento.

5 – Projete os investimentos

Foque para o período orçado, tanto para fazer frente a nova projeção de vendas e receitas, quanto para alavancar produtividade e competitividade.

6 – Consolide o Demonstrativo de Resultados Gerencial

Com base no mesmo projete o fluxo de caixa para o mesmo período.

7 – Analise os resultados

Em termos de retorno do capital ou patrimônio e rentabilidade sobre as receitas, o retorno do capital tem de ser superior a uma aplicação de baixo risco no mercado financeiro.

A rentabilidade sobre as receitas tem de ser igual ou superior a média da concorrência, a ser descoberta. 

Além disso, o fluxo de caixa projetado estar positivo durante todo o período, ou prevendo as captações necessárias, bem como os respectivos juros.

8 – Defina as metas chaves e oficialize o orçamento

Esta oficialização deve considerar o xerife, que é o responsável de cada meta, seja receita ou despesa. O Xerife deve ser o líder a fazer a meta ser atingida ou superada.

Para atingir este objetivo há 2 pré-requisitos:

  • Ter participado na definição e concordado com a respectiva projeção.
  • Ser o colaborador mais influente sobre o desempenho ao qual a meta trata.

Com este trabalho, o norte da bússola da gestão está definido e terá melhor encaminhamento para as próximas ações.

Para ter sucesso, a empresa precisa agora investir no acompanhamento do real x orçado no correr do período projetado.

Criar calendário de discussões, identificação das causas das variações e providências em termos de ações de correção, com respectivos follow up, realizar monitoramento e aplicar gestão orçamentária.

Veja também o próximo artigo sobre acompanhamento orçamentário.

Bom Planejamento !

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