Quase todos os empresários e líderes têm consciência da importância do orçamento empresarial anual como ferramenta de gestão. O grande desafio é saber como criar e colocar em prática da melhor maneira possível.
Foi pensando nisso que reuni 8 dicas para te ajudar a vencer este desafio, Confira:
1 - Processo Orçamentário
É preciso definir o tipo de processo que atenda a cultura da sua empresa, pois se a escolha for um processo participativo, envolverá um número maior de pessoas.
É positivo porque irá aumentar as chances de boas contribuições, porém em contrapartida terá que administrar o acesso de determinados líderes aos números da sua área e empresas, o que facilitará a cobrança de metas.
2 – Defina as premissas orçamentárias
Analise qual será o padrão de determinados eventos, principalmente em termos de prazos. É claro que as premissas devem ser abertas por unidade de negócio se forem diferentes.
Ex: prazo de entrega do produto ou serviço após a venda, prazo de recebimento de materiais ou de contratação de mão de obra adicional, prazo de pagamento e recebimento, % de atrasos de clientes.
3 – Projete as vendas
Direcione para o período do orçamento anual ou plurianual, se começar pelo anual o elabore mês a mês.
Muito importante evitar o comodismo de aplicar um percentual de crescimento sobre o ano anterior. Isto limita o aproveitamento deste momento, o qual deve ser o de refletir e identificar possibilidades de mudanças para melhor.
No caso das vendas, as projeções devem levar em conta o tamanho do mercado, atendido e disponível, a força da concorrência, e o investimento necessário para se atingir uma receita que represente crescimento relevante.
Este momento deve servir também para se definir a estratégia comercial: diferenciação, com preço acima do mercado, ou escala, com preço abaixo do mercado e maior volume.
4 – Projete gastos fixos e variáveis
A utilização deste critério gerencial ao invés do contábil oficial, trata de custos e despesas, tem sido mais útil para monitoramento do orçamento.
5 – Projete os investimentos
Foque para o período orçado, tanto para fazer frente a nova projeção de vendas e receitas, quanto para alavancar produtividade e competitividade.
6 – Consolide o Demonstrativo de Resultados Gerencial
Com base no mesmo projete o fluxo de caixa para o mesmo período.
7 – Analise os resultados
Em termos de retorno do capital ou patrimônio e rentabilidade sobre as receitas, o retorno do capital tem de ser superior a uma aplicação de baixo risco no mercado financeiro.
A rentabilidade sobre as receitas tem de ser igual ou superior a média da concorrência, a ser descoberta.
Além disso, o fluxo de caixa projetado estar positivo durante todo o período, ou prevendo as captações necessárias, bem como os respectivos juros.
8 – Defina as metas chaves e oficialize o orçamento
Esta oficialização deve considerar o xerife, que é o responsável de cada meta, seja receita ou despesa. O Xerife deve ser o líder a fazer a meta ser atingida ou superada.
Para atingir este objetivo há 2 pré-requisitos:
- Ter participado na definição e concordado com a respectiva projeção.
- Ser o colaborador mais influente sobre o desempenho ao qual a meta trata.
Com este trabalho, o norte da bússola da gestão está definido e terá melhor encaminhamento para as próximas ações.
Para ter sucesso, a empresa precisa agora investir no acompanhamento do real x orçado no correr do período projetado.
Criar calendário de discussões, identificação das causas das variações e providências em termos de ações de correção, com respectivos follow up, realizar monitoramento e aplicar gestão orçamentária.
Veja também o próximo artigo sobre acompanhamento orçamentário.
Bom Planejamento !