Você é resistente a mudanças?

Não há como haver progresso, desenvolvimento pessoal e profissonal sem mudanças. Seguindo esta premissa todos aqueles focados em crescimento deveriam estar abertos a mudanças, ou seja, os líderes e os liderados.

Infelizmente isto não acontece na realidade, quase a totalidade dos profissionais tem na resistência à mudança. E para te mostrar porque isso acontece, trouxe alguns exemplos abaixo:

Risco de perda pessoal 

Ao se deparar com uma ou mais mudanças, as pessoas afetadas sentem de maneira extrema o risco da perda pessoal. Ao se deparar com uma situação ou decisão, antes de pensar na consequência coletiva e corporativa, o indivíduo pensa : “ Como isto me afeta ?”.

Medo do desconhecido

A mudança traz à tona coisas novas e desconhecidas. O desconhecido traz insegurança, temor medo, sempre.

Falta de discussão e informações

As mudanças são decididas sem a participação de todas as pessoas afetadas, e comunicadas sem as devidas justificativas…isto gera resistência pela autocracia e pela falta de informações.

Mudança x Tradição

As mudanças mexem com atitudes e processos tradicionais e consolidados, os quais são vistos como certos, corretos, adequados pela maioria dos indivíduos. A resistência à mudança então decorre do questionamento : “ Por que mudar isto ?”.

As Dores acima que geram resistência às mudanças podem e devem ser atacadas, e para saber como solucioná-las, aguarde o tema do próximo artigo, semana que vem.

A metodologia Liderança Presente pratica a transparência e o debate aberto para derrubar as resistências às mudanças. Além disso, a prática de trazer a busca por melhorias no dia a dia faz com que gradativamente os colaboradores sintam mais motivação pelas mudanças do que resistências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *