A JCI Consultoria foi criada por José Carlos Ignácio há 27 anos, após uma carreira bem-sucedida em multinacionais e grandes grupos nacionais.
A opção por consultoria foi opção pessoal de desafios diferentes e alternados.
O foco em empresas familiares de qualquer porte foi em função da carência de deste tipo de empresa por soluções profissionalizadas. Exemplo que fomos uma das primeiras empresas a praticar boas praticas de valuation e M&A, pois a época só grandes clientes de grandes bancos e consultorias multinacionais trabalhavam desta forma.
A experiência como executivo de grandes grupos familiares e consultor de empresa internacional contribuiu bastante para o bom desempenho da JCI, pois a grande maioria das situações anteriormente vividas também foram de organização da gestão.
Como estratégia competitiva, optamos por trabalhar com produtos diferenciados junto ao maior poder de decisão dos clientes, na grande maioria dos casos o sócio gestor (Diretor ou Presidente). Esta decisão se deve ao fato de que este publico alvo apresentava (e apresenta) deficiências de gestão e organização que podíamos resolver, a comunicação adequada já existia e a decisão para gerar mudanças estava viabilizada.
Ao longo da existência da JCI já foram atendidas mais de 130 empresas, a grande maioria com escopos dos 3 serviços oferecidos de forma personalizada (veja descrições abaixo). Importante ressaltar a alta identificação da JCI com as empresas familiares e com os sócios gestores, pois apesar de perfis profissionais heterogêneos e envolvimento da família, a garra, dedicação e agilidade sobrepõem as multinacionais.
Consequentemente desenvolvemos uma grande sensibilidade de gerar mudanças em situações de alto teor emocional, decorrente das relações familiares entre dirigentes e subordinados. Em tais situações nem sempre o argumento técnico é suficiente, mas o aprendizado de colocar a empresa sempre em primeiro lugar das prioridades ajuda bastante.
Nosso principal diferencial reside na postura de deixarmos um legado prático para o cliente, não nos contentando apenas com a elaboração de relatórios de sugestões. Consequentemente nossos trabalhos focam no aspecto prático, sendo mais importante implantar do que formalizar as melhorias.
Além disso desenvolvemos formas de compensar as deficiências de gestão dos sócios gestores, fato muito comum em função de muitas vezes a sua maior ou única experiência profissional reside na própria empresa da família. Completamente diferente das multinacionais, aonde o processo seletivo atenua este problema.
Treinamentos durante a consultoria são bastante comuns.
José Carlos Ignácio sempre foi obcecado em buscar e implantar melhorias, e para isso, além de atitude e dedicação, sempre esteve empenhado no seu aperfeiçoamento profissional. Graduado em Administração de Empresas (PUC SP)com MBA (Insper), tem especialização no Instituto Kellog da Universidade Northwesten, tem formação em Coaching Sociedade Brasileira de Coaching e especialização em Marketing e Vendas.
Além da formação formal. José Carlos Ignácio é entusiasta do auto estudo, bem como o aprendizado via situações reais, geradoras de Inteligência Pratica ou Sabedoria. Esta atitude, adotada já há décadas, permitiu e permite o aproveitamento de experiências em situações de determinados clientes em outros, bem como viabilizou a consultoria em qualquer ramo ou porte de negócio.
Autor dos livros: Todo Relacionamento Entre Sócios Pode Ser Melhorado, e Liderança Presente : A Rotina Transformadora.