Gestão Empresarial
Através de consultoria (presencial ou remota), efetuamos trabalho de organização, estruturação das áreas e planejamento da empresa.
Esta Consultoria é para as Empresas que têm algum dos problemas abaixo:
- Problemas e atritos na convivência diária entre Sócios Gestores, decorrente da falta de regras pré–combinadas.
- Falta de projeção dos resultados dos negócios no ano seguinte e respectivo acompanhamento mensal, ou seja : real x orçado mensal.
- Falta de Plano de Crescimento Futuro para definição de :
“Onde se quer chegar”.
“Como chegar”.
“Posicionamento desejado frente a concorrência“.
- Falta de identificação dos pontos fortes ( diferenciais ) e pontos fracos frente a concorrência a serem trabalhados, bem como a criação de novos.
- Deficiências de estrutura e organização nas áreas comercial, operacional ou administrativa financeira.
- Desconhecimento dos resultados precisos da empresas e seus indicadores, o que impede a busca de melhorias nos resultados.
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Alguns dos Benefícios da Consultoria Gestão Empresarial:
- Criação de regras de convivência entre sócios gestores, gerando melhor ambiente de trabalho, melhores resultados e maior qualidade de vida, pela redução da tensão existente.
- Conhecimento da situação presente da empresas em termos de resultados.
- Conhecimento dos problemas e melhorias a serem buscadas em todas as áreas da empresa.
- Projeção dos resultados futuros da empresa, o que possibilidade medir o grau de satisfação dos sócios, em relação as suas expectativas.
- Melhor organização de todas as áreas da empresa, via trabalho junto a processos e pessoas.
- Definição e monitoramento das metas previstas em relação ao orçado. A definição do responsável por cada meta colabora decisivamente para o atingimento e superação da mesma.
Os trabalhos de organização, estruturação das áreas e planejamento da empresa são:
- Relacionamento entre sócios gestores: através de metodologia própria criamos regras e acordo de convivência para decisões societárias e de gestão.
- Orçamento empresarial anual: apoiamos o cliente na construção do orçamento empresarial para 12 meses, sempre buscando crescimento significativo em relação ao ano terminado. Além da construção, implantamos o monitoramento do orçamento de forma a buscar recuperação e superação das metas pré definidas.
- Planejamento estratégico: construímos junto com cliente o planejamento plurianual estratégico, o qual permite refletir sobre o negócio no futuro, gerando providências visando a maior competitividade possível e posicionamento único.
- Estruturação ou aperfeiçoamento da área comercial, operacional ou administrativa financeira, visando avanço na profissionalização.
- Plano de negócios: elaboramos plano de negócios contendo estudo de viabilidade de empresas já existentes ou a serem criadas. Este trabalho possibilita antever a atratividade do investimento.
- Diagnóstico financeiro / empresarial: focado nos resultados economico financeiros, efetuamos identificação e análise da real situação atual da empresa, bem como apresentamos medidas de melhorias para o futuro.
Relacionamento entre Sócios
Grande parte das empresas familiares envolvendo sócios não tiveram o adequado planejamento quando da sua constituição. O primeiro impulso é o de ir atrás de crescimento, focando em vendas.
Ocorre que com o passar do tempo, a falta de discussão e definição entre os sócios de vários aspectos importantes passa a influenciar negativamente o dia-a-dia. Exemplos:
. Falta de sinergia entre as especialidades dos sócios: quando as competências individuais são similares e não complementares ( como por exemplo 2 sócios financeiros aos invés de 1 financeiro e 1 comercial ) a competência faltante gera deficiências graves no dia.
. Falta de discussão e definição do que se espera da empresa : na maioria das vezes fica em silêncio o conflito em reinvestir os lucros, acelerando o crescimento, ou distribuir dividendos, aumentando o padrão de vida.
. Falta de definição de um estilo de gestão único: Se os sócios têm preferências que oscilam entre uma liderança participativa e e uma mais autoritária, este fato influenciará a condução da equipe, inclusive com a percepção de decisões diferentes em situações similares, o que, entre outros, é fator de improdutividade.
. Falta de definição dos critérios para tomada de decisão: Na maioria das sociedades os sócios gestores não tem a consciência que convivências com 2 chapéus: 1 de diretor e outro de sócio.
Nestas situações normalmente não existem critérios discutidos e definidos de como e quando devam ser tomadas as decisões de diretoria (expediente) e as decisões de sócios (societárias).
Os resultados dos trabalhos acima são fortemente positivos pela experiência prática da JCI, através do acumulo de soluções praticas acumuladas em mais de 100 projetos e 15 anos de vida executiva.